domingo, 16 de dezembro de 2012

Eu eTu Jogamos e nos Colaboramos.


Eu eTu Jogamos e nos Colaboramos.

                                                                                           Vinicius Viana Ferreira
                                                             Academico do curso de Teatro Licenciatura

A partir das atividades de Escravo de Jó (Jogo tradicional popular) que surgiram da criação pratica dos alunos, a professora Gisele Vasconcelos levou-nos a fazer uma retomada para um debate, levando os presente a fazer uma avaliação entre teoria e pratica, desse entrosamento os demais grupos tinham a oportunidade de experimentar, acrescentando detalhes em um ato de improvisação conjunta, desafiados pela mestra condutora e sempre dialogando apos os exercícios.
Analisando o processo entre a produção dos mesmos até a criação coletiva, esses debates são uma forma de descrever a situação aplicando a ela novos sentidos. Segundo Jean-Pierre Rygaert (2009,p.233) 
"Uma retomada serve para explorar um  elemento particular, uma mudança de ponto de vista pode fazer o trabalho se orientar em uma nova direção, permitindo que se veja a fragilidade do material "dramático".
Essa verbalização oportuniza jogar, desmistificar o que é formal, onde dentro do ambiente livre de nossa sala de aula se oportuniza uma forma de discordar e contribuir como como plateia,pois:
   "A avaliação não é julgamento. Não é critica.A avaliação deve nascer do foco, da mesma forma como a instrução. As questões para a avaliação listadas nos jogos são, muitas vezes, o restabelecimento do foco. Lidam com o problema que o foco propõe e indagam se o problema foi solucionado (SPOLIN, 2010, p.34)            
          
Em um compromisso com o trabalho e o respeito ao processo de todos, aos resultados apresentados pelos grupos fora adicionados técnicas e instruções direcionando o olhar do educador-ator para um panorama geral da situação prática, colocada dentro da metodologia vivenciada, encaminhando a um processo eficaz de conforto e limpeza na cena final.
Referencia:
RYNGAERT,Jean-Pierre. Jogar, representar: praticas dramaticas e formação.Cosac Naify.p.232/233,2009.
SPOLIN,Viola. Jogos Teatrais na sala de aula.Perspectiva,  p.34/35, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário