segunda-feira, 18 de março de 2013

NUNCA DEIXE DE SONHAR!!!




POR: Jeane Silva (Jhebinha Starpink)



Há uma luz, em algum lugar,
que vai fazer seu sonho se realizar
É só você, acreditar
que uma nova estrela vai poder brilhar

A vida é feita de ciclos, para provar essa afirmação irei relatar o modulo final da disciplina Praticas de Criação Dramática, mas antes disso para entender porque falo de ciclo irei relatar um pouco da primeira aula. No primeiro dia de aula a professora nos propôs um jogo onde cada um deveria colocar o nome que gostava de ser chamado, e uma musica que gostasse muito, a musica que escolhi para colocar junto ao meu nome foi a musica Nunca Deixe de Sonhar, uma musica muito representativa em minha vida, que fala de sonho, cujo trecho citei no inicio, muitas aulas vieram depois desse dia, foi então que em um belo dia professora chegou na sala mostrando nos diretrizes para fazermos nossa própria criação dramática, e adivinhem qual o tema...

SONHOS!!

Sonhos? Mas sonhos não são só aquilo que vivemos quando estamos dormindo? Tem aqueles ruins, aqueles divertidos, os que nos fazem fazer ou dizer coisa, e também aqueles... sabe... aqueles que dá vergonha de falar.
Tudo isso são indagações que rodam a cabeça dos leigos no mundo das artes cênicas ou até mesmo alguém como eu que interessa-se por esse fantástico  mundo mas não tem ainda um contato tão direto, e foi para estraçalhar esses conceitos que essa disciplina veio.
O processo de criação teve inicio com poemas de Galeano trazidos pela professora, esses poemas deveriam ser lidos e depois criados um sonho próprio a partir desses e contados a turma num jogo, onde caminhávamos pela sala e ao sinal da professora, deveríamos contar um sonho baseado no texto lido.
“Eu sonhei que estava em uma sala que haviam varias portas e cada porta tinha uma placa escrito um sonho meu,  no chão haviam diversas chaves, então de joelho comecei a catar todas essas chaves, então com as chaves em mãos comecei a tentar abrir cada porta, mas nenhuma chave abria aquelas portas, foi então de repente uma luz surge debaixo de uma das portas e ilumina uma chave que estava em minha mão, eu peguei a chave fui em direção da porta e quando coloquei a chave...O SONHO ACABOU!”
Esse foi o texto que relatei a todos os meus colegas durante o jogo, e no final o transcrevi para o papel.
No dia seguinte sentamos em um circulo e começamos a relatar nossos sonhos pessoais, os depoimentos foram um material de criação a mais. Nos depoimentos surgiram historias de sonhos repetitivos, pesadelos, sonhos reveladores, sonhos fantásticos, sonhos de vida, dentre outros. E foi assim que  já se findando essa esplendida disciplina que a professora nos propôs a  deixar nossa imaginação rolar e criar algo para apresentar como encerramento de disciplina, a turma foi dividida em grupos e fiquei muito feliz com o grupo ao qual participei, isso por que já tive experiências que não me agradaram muito quando participei de outros grupos, com pessoas diferentes. Diferentemente dos outros que não me deixaram muito satisfeita, esse pode me fazer sentir útil, algumas ideias minhas foram acolhidas com entusiasmo. Eu sou o tipo de pessoa que tem uma criatividade muito forte, mas só a expresso quando sinto que terei espaço, e esse espaço eu senti nessa equipe. Apesar de eu ter ficado por trás das câmera, mesmo assim senti que tinha minha importância ali, e sei que essa foi a primeira de muitas experiências cênicas com essa turma que aos poucos irá me conhecer e perceber que existe algo escondido por trás daquela menina que parece nada ter que ver com o mundo cênico.
O tema proposto pela professora me trouxe muitas ideias à parte, que pretendo aplicar em breve, e além do tema também comecei a observar muitas outras coisas cotidianas que ao ver da sociedade são simples, mas devido a matéria pude perceber que é um material de muito valor criativo e dramático.
“Sou artista do meu jeito, minha criatividade é independente, e não me obedece, só resolve aparecer quando bem entende, mas também quando ela surge, sai da frente.”
Espero que nesses anos de curso que virão pela frente, possa ver meu espaço, e mostrar a que vim. E como diz a minha musica, é só você acreditar que uma nova estrela vai poder brilhar, sei que em breve essa estrela vai brilhar e será uma ESTRELA COR DE ROSA.


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário